quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Como avaliar uma lista de exercícios?

Já estamos na terceira lista de exercícios. Nesta lista resolvi não exigir uma entrega das listagens. Ao invés disto, os alunos apresentaram na aula o fonte na máquina e, em seguida, programa rodando. Preparei uma bateria de testes para cada um dos exercícios da lista.

Até aí, tudo bem.

Ocorre que percebi que a maioria dos alunos não codificou nada. Havia forte semelhança entre os códigos. Claro que os exercícios não davam muita "liberdade" na forma de se resolver, nem eram complexos. Mas havia semelhanças "muito" fortes.

Preferi não entrar no mérito da autoria por motivo de ordem prática. Não ia dar tempo de avaliar a autoria em todas as equipes em uma aula. E deixar equipes para a próxima aula iria favorecê-las, pois veriam os erros cometidos pelas outras e teriam tempo de corrigir.

Mas fico pensando se nas próximas listas não deveria fazer diferente. Algo como: "mandem-me os fontes e eu vou agendar um horário para cada equipe se explicar".

Vamos ver no que dá...

4 comentários:

Serrato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Serrato disse...

Uma auditoria de código seria interessante, pois mesmo que o aluno tenha copiado o código de outro, ele deverá estudar o mesmo para entender o que ele faz para depois poder explicar.

Charles

Mandraq disse...

Opa, sou o Rodrigo, a idéia do charles é boa, porque se a pessoa copiar o código e mostrar o programa rodando para o professor é sacanagem, mas para a pessoa explicar o código ela precisará entender o ele está fazendo, cabe ao professor pedir para explicar ou alterar alguma coisa para ver se o aluno sabe.
Rodrigo.

Charly disse...

Gracias por compartir...