sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Aprender com ou sem Interface Gráfica?

Hoje estava pensando até onde é útil obrigar os alunos a usarem interface estilo terminal texto (console). Todos os principais softwares que conhecemos são gráficos. Será que não deveríamos iniciar programando voltado para botões, caixas de texto etc, ao invés dos cout/cin (C++) ou dos printf/scanf?

5 comentários:

nataN disse...

O professor poderia mostrar ambas as interfaces para turma, e dar sua opinião sobre cada uma delas, assim poderiamos escolher.

Flw professor, sei que ta muito show as aulas!

Ernesto Luis Malta Rodrigues disse...

Acredito que seja uma boa idéia. Estou só tentando ver uma form prática de viabilizar esta "mostra das interfaces".
Mas antes quero ver o resultado das listas de exercício e da prova de sexta...

Thiago Augusto Fischer disse...

Bom, eu sou a favor de que seja mostrada os passos da programação atraves desses dois modos, dando maior ênfase na parte grafica que é o que o mercado nos exige mais conhecimento. Ficando a cargo do aluno o enteresse de se aprofundar mais no modo texto.

Unknown disse...

Eu conheço e uso um pouco da linguagem html e acho o fato de poder ver o resultado gráfico da programação imediatamente bem legal e positivo. Não sei como funciona em C++, mas concordo com o Natan. Poderíamos testar as duas e ver como o pessoal se sai melhor. se bem que acho muito importante aprender essa base do console que permite conhecer a estrutura da linguagem. Mas é importante essa inovação que você está fazendo para ensinar professor, estou achando bem produtivo.

Unknown disse...

Bom, é como o pessoal já comentou... é bem legal essa inicativa... mas uma ideia para viabilizar, é quando tivermos um pouco mais práticos no console... fazermos uma aula usando a interface gráfica para entendermos como funciona... ai fica como desafio fazer o exercicios no console e depois cada um tenta fazer no modo gráfico em casa... e podemos ter uma pagina de forum onde todos podem tirar as duvidas para fazer no modo gráfico...